Isolamento térmico de panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juanchristian

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
241
Reaction score
59
Estou quebrando a cabeça aí nisso. Um bom isolante térmico para fazer ao redor da minha panela, pra economizar energia mesmo e tempo.

- Deve ser fácil de ser retirado. Para resfriar (mas também estou pensando na hipótese de resfriar no balde), e para lavar a panela após o uso.

- Não pode ser inflamável (apesar da minha panela ser elétrica, utilizo gás só pra dar uma ajudinha pois demora demais pra chegar nas rampas, quando chega desligo)

Já pensei em:

- gesso (dificil pra tirar)
- fita elastomérica (fica colada na panela)
- manta de telhado (é inflamável)
- lã de rocha (feia que dói)

e aí?
 
Opa,

Interessante, eu particularmente trabalho com borrachas (elastomero), e sim ela é boa para isolar, mas tem o problema de ser inflamavel (dependendo do elastomero). O ideal seria conseguir uma manta de neoprene (não inflamável) ou silicone, acredito que de uma boa ajuda. O legal é que tu poderia fazer o aquecimento sem ela instalada, e logo após amarrar a manta na panela para manter a temperatura. Ou, coloca ela desde o inicio, mas não cobre totalmente o fundo pra não ter perigo do fogo chegar nela.

Silicone aguenta fácil 200°C, e caso ele queime não gera residuos perigosos, apenas silica e CO2. Já o neoprene vai liberar alguns gases que não são legais.

Espero ter ajudado!

Abraço!
 
cara, eu faço o que o Guilherme falou abaixo. Uso um elastômero (isolamento para tubulação) amarrado com cordão de nylon em volta da panela. Na mostura, coloco ele logo depois que desligo o fogo. Como uso fogo full time, na fervura não tenho como colocá-lo. Mas pra ti, tu pode colocar na fervura só depois de desligar o fogo, quando ficar apenas na resistência.

É facílimo de colocar e tirar.
 
Eis aí um "problema" que tive. Usei um isolante térmico de acampamento (daqueles que se usa embaixo do saco de dormir). O problema é que não resiste a altas temperaturas (não achei o valor exato, mas deve derreter com uns 150°C, chutando). Colei velcros para fixar, e isolei inclusive a tampa.

Para a mostura funcionou perfeitamente. A panela não chegou a perder um grau de temperatura durante todo o processo. Mas para ferver precisei retirar (como uso uma panela de apenas 10 l, não foi impedimento).

Ainda tenho um pedaço grande sobrando. Quero fazer uns testes e ver o quanto da superfície lateral da panela consigo isolar e mesmo assim manter a manta ("manter a manta" é uma construção horrível...) longe o suficiente do fogo para não derreter.

Mais tarde posto algumas fotos.
 
Exatamente esse que uso. Só que não resiste ao gás quente que sobe pelas laterais da panela.
 
Exatamente esse que uso. Só que não resiste ao gás quente que sobe pelas laterais da panela.

então, estive lendo e alguns falam em 130 graus, outro 80 graus, outro 270 graus... Mas na fervura vai a 100 graus... Então acho que não vai ter problema, a não ser que o meu seja esse de 80 graus =\..

de qualquer jeito na mostura vai adiantar bastante. valeu a dica.
 
O caminho mais rápido/fácil é fazer como os gringos e usar cooler térmico na mosturação e panela na fervura. Se optar por este caminho, procure um cooler de HDPE na parte interna. Eu tenho um rubbermaid que é assim, 45 litros com HDPE na parte interna.

Qquer hora vou tentar mosturar nele. Abraços.
 
Não pessoal, nenhum destes materiais vai aguentar estas temperaturas. Vai por mim, silicone é a melhor opção. Resiste a 200C de trabalho continuo. As outras borrachas não aguentam em regime continuo mais que 100 - 125C. E aconselho a usar apenas com o fogo desligado.
 
@guilhermecunha onde VC comprou essa manta de silicone? Tem como passar os contatos e valores? Se possível, poste uma foto para nós. Abraço
 
Opa @rogerwfranca eu não comprei, apenas expliquei o que sei sobre estes materiais. Eu sou químico e trabalho formulando compostos de borrachas para peças automotivas, por isso sei um pouco do assunto. O que eu posso fazer é pesquisar, e postar aqui no forum empresas que podem fornecer estas mantas.

Abraço!
 
pessoal,

Isolei a minha de mostura com EVA (8mm) tendo ótimos resultados. Sobre ele queimar ou não, basta não cobrir a panela até o fundo, deixando uns 2 ou 3 centímetros sem cobertura. É claro que isso não vale pra panela de fervura onde o fogo é intenso e sobe pelas laterais.

Chego na temperatura desejada, apago o fogo, tampo a panela e a temp se mantém por vários minutos. Diminuí em 80% o número de vezes que precisava ligar o fogo...

Outra coisa que fiz foi não colar o EVA na panela. Prendi com grampos tipo "binding clips". Desta forma, quando o EVA estiver desgastado, retiro e coloco outro novinho.
 
pessoal,

Isolei a minha de mostura com EVA (8mm) tendo ótimos resultados. Sobre ele queimar ou não, basta não cobrir a panela até o fundo, deixando uns 2 ou 3 centímetros sem cobertura. É claro que isso não vale pra panela de fervura onde o fogo é intenso e sobe pelas laterais.

Chego na temperatura desejada, apago o fogo, tampo a panela e a temp se mantém por vários minutos. Diminuí em 80% o número de vezes que precisava ligar o fogo...

Outra coisa que fiz foi não colar o EVA na panela. Prendi com grampos tipo "binding clips". Desta forma, quando o EVA estiver desgastado, retiro e coloco outro novinho.

Boa! essa era minha ideia, tá chegando meu EVA, vou fazer isso... q bom q funciona! vlw
 
Aqui já pensei em usar a borracha elastomérica, resiste até 105º C, mas outro dia lembrei do EVA e testei para ver se era inflamável, acho que para sistemas elétricos essas duas vai bem, agora existe também a cortiça emborrachada, essa resiste até 270° C, não sei se daria certo na fervura com a chama batendo nela.

Os dados peguei no site desta empresa http://www.proespuma.com.br/materiais.asp
 
Bom pessoal, estou cotando com uma amigo que tem uma fabrica de borrachas em Bento Gonçalves - RS. Sei que para meus testes ele provavelmente faria sem problemas, mas para venda vou ter que ver. Assim que eu tiver a manta eu posto fotos e já informarei se ele tem interesse em vender.
 
Henrik,

qual o nome deste tipo de manta? Onde vc achou?

Oi Rabello!

É um isolante térmico de acampamento. O uso normal é colocar embaixo do saco de dormir, evitando contato com o solo.

Aqui em Curitiba comprei na Decathlon, mas acha em qualquer loja de esportes "outdoor". E a melhor parte: custa baratinho. A dimensão padrão é 1,80 m x 0,50 m (ou 0,60, não tenho certeza) e sai por uns R$ 30.

É um material bem fácil de trabalhar e recortar para se adequar à panela.

Os velcros comprei em um armarinho, mesmo, por metro. Já vem com a cola. :)
 
Vale lembrar que não é simplesmente colocar um isolamento e achar que vai dar boa.. a condutividade térmica de ambos os materiais (k, da panela e isolante) e também a convecção (h) do ar devem ser consideradas.. vale lembrar também que existe o raio critico, em certas situações, colocar isolamento térmico acaba aumentando a troca térmica. Sei que isso não é intuitivo e tem gente que não vai acreditar, então caso alguém queira tirar a prova ou aprender a como calcular a camada de isolante ideal, ou se ainda ela vai ser benéfica, recomendo dar uma olhada no livro "fundamentos de transferência de calor e massa, incropera)
 
Vale lembrar que não é simplesmente colocar um isolamento e achar que vai dar boa.. a condutividade térmica de ambos os materiais (k, da panela e isolante) e também a convecção (h) do ar devem ser consideradas.. vale lembrar também que existe o raio critico, em certas situações, colocar isolamento térmico acaba aumentando a troca térmica. Sei que isso não é intuitivo e tem gente que não vai acreditar, então caso alguém queira tirar a prova ou aprender a como calcular a camada de isolante ideal, ou se ainda ela vai ser benéfica, recomendo dar uma olhada no livro "fundamentos de transferência de calor e massa, incropera)

Raio crítico de isolamento só se aplica quando as dimensões do corpo a ser isolado são pequenas (um fio elétrico, por exemplo), por que nesses casos a superfície aumenta aumenta muito em relação à espessura adicionada.

Para algo do tamanho de uma panela não tem com o que se preocupar. A adição de qualquer isolamento vai reduzir, sim, a perda térmica. E tentar calcular taxa de perda de calor em um sistema tão pequeno simplesmente não compensa o trabalho (a influência de fatoreas ambientais é muito grande). É um dos casos onde medir é mais fácil do que inferir. ;)
 
testei a minha...

EVA aluminizado (protetor de colchão de acampamento)... muito bom! podem comprar sussa, funciona muito bem, a temperatura fica muito tempo sem ligar e desligar muito a resistência... e mantém a temperatura bem mais homogênea na panela (antes dava 3 graus de diferença entre os pontos da panela, agora dá 0,5)...

A única coisa que não pode é deixar em contato direto com o fogo, mas o calor não afeta nada, coloquei um pedaço do EVA direto na panela fervendo e não aconteceu nada, tirei da panela e tava frio ainda.

valeu.
 
Raio crítico de isolamento só se aplica quando as dimensões do corpo a ser isolado são pequenas (um fio elétrico, por exemplo), por que nesses casos a superfície aumenta aumenta muito em relação à espessura adicionada.

Para algo do tamanho de uma panela não tem com o que se preocupar. A adição de qualquer isolamento vai reduzir, sim, a perda térmica. E tentar calcular taxa de perda de calor em um sistema tão pequeno simplesmente não compensa o trabalho (a influência de fatoreas ambientais é muito grande). É um dos casos onde medir é mais fácil do que inferir. ;)

não é bem assim, existem casos de tubulações em que há mais perda de calor com isolamento térmico, e não é tubinho pequeno não.. realmente a área da superfície cilíndrica aumenta com a a adição de isolante, e é exatamente por isso que não é só sair colocando isolamento na loca. O valor da condutividade do material, pode ser encontrado facilmente em tabelas, a convecção (realmente é um pouco mais chata de calcular) do fluido em questão, no caso o ar, pode ser encontrado dando uma olhada na parte de convecção natural. Tendo esses dados em mãos, o calculo se torna bem simples..

Realmente, é mais fácil apenas ir medindo ao invés de calcular? é sim.. mas pode ter alguém (como eu) que não queira apenas sair fazendo, até porque na minha área isso é um pecado kkkk e tambem pelo motivo que falei ali em cima.

abraços
 
Amigo, fiquei com uma dúvida em relação aquela foto da panela com o isolante. O alumínio não deveria ficar em contato com a panela já que ele é que reflete o calor e o eva para fora? valew
 
Também fiquei com a mesma dúvida em relação ao lado do Eva. Acabei adquirindo um por 29 reais no mercado livre.
 
Não se preocupem. Essa reflexão de calor a que se referem é apenas na forma de radiação. Não é nem de longe o mecanismo dominante nas temperaturas que trabalhamos. Alumínio para dentro ou para fora não fará diferença mensurável (tanto que deixei para fora, e não registrei queda de temperatura, mesmo em um volume tão pequeno e ao longo de tanto tempo.).

;)
 
Eai pessoal! Comprei aquele isolante térmico em EVA e instalei na minha panela. O material é bem simples de ser cortado e bastante flexível, além de ser relativamente barato. Acho que vale a pena o teste! Vou testá-lo semana que vem, mas vou mandar as fotos de como caso alguém também planeje fazer.
 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    182.4 KB · Views: 502
  • 2.jpg
    2.jpg
    162.5 KB · Views: 413
  • 3.jpg
    3.jpg
    157 KB · Views: 351
  • 4.jpg
    4.jpg
    191.2 KB · Views: 398
Fiz assim também. O meu comprei como aquele outro parceiro mostrou, isolante térmico para saco de dormir. A diferença é que deixei o alumínio para dentro e o EVA para fora assim como vc fez. Vou testar dia 19.
 
Eu tb usei esses colchões, comprei na Centauro por R$39,90. Deixei o alumínio pra fora pq o EVA é um azul calcinha que não me pareceu condizente com a nobre arte da brassagem....
 
Comprei em uma loja para produtos de camping, tipo aquelas de aventura. Custou 59 reais 1,80 e a parte em EVA tem 1cm. Achei a qualidade bem boa.

Ficou exatamente igual o meu então. Em 1h e 30min de mosturação perdi apenas 0,7°C, sem ligar uma vez se quer o fogo.

Eu tb usei esses colchões, comprei na Centauro por R$39,90. Deixei o alumínio pra fora pq o EVA é um azul calcinha que não me pareceu condizente com a nobre arte da brassagem....

Hahahaha muito boa!
 
Pra um esquema profissa.. uma dica do que eu mandaria fazer:
- 02 capas feitas de chapa de metal, (igual desses locais que fazem calhas e rufos) em formato de semi círculo, unia com dobradiças pra abrir e fechar pra remover e acrescentava uma trava pra fechar a capa em torno da panela. Revestia internamente com a Manta Para Forja vendida no mercado livre e ficaria top.
Essa capa articulada teria diâmetro um pouco maior que a panela porque a manta para forja tem 2,5 cm de espessura.
Aí pode tocar fogo, mandar pro inferno que não queimaria.
 
Back
Top